Evento ‘Agosto Lilás’ na Câmara de Vereadores reuniu especialistas e poder público para discutir políticas de enfrentamento à violência e feminicídio no município.
A Câmara Municipal do Paulista sediou, na manhã desta quarta-feira (20), uma audiência pública para ampliar o debate sobre o combate à violência contra a mulher. A iniciativa, que integra a programação do Agosto Lilás, foi de autoria da vereadora Susy Racinha e trouxe um tema que busca alertar para formas de agressão nem sempre evidentes: “Violência Invisível Também Mata: Políticas Públicas e Vozes Femininas em Paulista”.
O objetivo central do evento foi criar um fórum de discussões para avaliar os avanços, desafios e efetividade das políticas públicas municipais de proteção às mulheres. A audiência também colocou em evidência os dados e estatísticas relacionados à violência doméstica e ao feminicídio na cidade, dando voz às vítimas e sobreviventes.
Conforme a propositura da vereadora, foram convidados para compor a mesa de debates representantes de instituições-chave no enfrentamento à violência contra a mulher. Estão entre eles o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), a Delegacia da Mulher do Paulista e gestores das secretarias municipais da Mulher, Saúde e Direitos Humanos.
“O encontro, foi aberto ao público, e serviu não apenas para balanço, mas também para traçar novas diretrizes e fortalecer a rede de apoio às mulheres em situação de vulnerabilidade no município”. Disse a vereadora Susy Racinha.
“A discussão sobre a violência invisível visa educar a população para reconhecer sinais de abuso que vão além da agressão física, incluindo violência psicológica, moral, patrimonial e sexual.” Finalizou a parlamentar.